sábado, 24 de outubro de 2009

Trilha Cachoeira do Chuveiro e Vista Chinesa (em 24/10/2009)

Sabendo que o dia seria de muito sol, George, Carlos e eu fomos para a trilha. Mas não qualquer uma; fomos à Cachoeira do Chuveiro, dentro do setor B do Parque Nacional da Tijuca. Fizemos muito rapidamente o percurso: considerando o horário que partimos do ponto final do 409 (9:01) até a cachoeira em si (09:46), levamos exatamente 30 minutos! Esse é o tempo previsto apenas para a trilha, sem contar esse percurso de asfalto. Nem por isso deixamos de observar a fauna e a flora características, e principalmente prestando atenção nas jaqueiras, para evitar acidentes. Parece até piada, mas o risco de se machucar seriamente com a queda de uma dessas jacas é alto.

A trilha começa com uma piscina natural e a cachoeira do quebra. Toda a trilha exige muita atenção e possui três trechos de obstáculos, que podem ser facilmente superados. O primeiro possui uma corrente para facilitar a subida pela pedra, o segundo outra corrente para descer outra pedra, e o terceiro é um barranco, que pode ser facilmente escalado através das raizes de uma árvore. A única exigência é apenas prestar atenção.

Por fim, chega-se a Cachoeira do Chuveiro! Hoje ela estava com um volume de água muito superior ao comum, o que nos deixou extremamente animados. Permanecemos no local por mais de uma hora, e retomamos a trilha (10:54), terminando-a em 14 minutos (11:10)! Graças a nossa agilidade, tivemos tempo de subir mais um pouco a ladeira e ir até a Vista Chinesa.

É possível chegar a esse local de automóvel, mas para os amantes de ciclismo, vale o desafio dessa subida. Considero a panorâmica da cidade do Rio vista dali como a segunda melhor, perdendo apenas para a Pedra Bonita. Para os mais bem dispostos, é possível ainda fazer uma caminhada e ir em direção à Lagoa (eu sou um destes, e portanto o fiz).

Até a próxima!

Nenhum comentário: